domingo, 26 de fevereiro de 2017

visão geral mas os ovos devem ser "mexidos"

 Observação do dia 19 de Fevereiro de 2017. ... vai haver "ovos mexidos"!...
 Iniciamos a observação às 10:14 e prolongou-se espaçadamente no tempo até às 17:33
  Como repararam, não houve observação no dia 18. não foi possível por ausência do local, do observador. É a agenda. Haverá outros dias que não será possível, por isso não tem a característica de diário como o foi sobre as Vespas (recordam-se? fica aqui um atalho  para se quiserem rever)

nesta manhã de domingo, um dia soalheiro deste mês de Fevereiro, que por vezes faz jus ao refrão quando diz: " Fevereiro quente traz....  o Diabo no ventre... "o calor veio mas o diabos ainda não como o comprova a boa governança de Portugal, mas isso são outras novidades. continuemos pois.

 durante a manhã fui observando as posições da Rola no ninho e vi, entre outras, estas que publico
 também sou observado, e ala vai posando a meu bel-prazer

 mas depois cansa e desliga virando-se para o outro lado. está entendido hora da sesta

 afastamo-nos para que haja tranquilidade.

  depois fui observando  amiúde  e deram este resultado
 parecia que nem dava por mim, mas via mas o seu olhar estava atento ao movimento do "pano" da janela
 e mudava de posição para disfarçar


pelas 16:15 era esta a visão que tinha do Pinheiro à vista desarmada se atentarem lá no meio consegue vislumbrar a rola no ninho

 a rola parecia dormitar e o sol batia de frente
 a temperatura também subia pois o dia esteve sempre radiante de sol
 num dado momento da observação do final da tarde "caço" este momento, mais um digno de ver com atenção e pensar o seu porquê, nós sabemos que os ovos em "gestação" precisam de ser mexidos para o "feto" conseguir captar todos os nutrientes que a clara contém... nós sabemos isso cientificamente e, a rola também.
 e esta observação também foi para mim a primeira que vi assim ao vivo e é fantástico!
 consegue-se ver e imaginar aquele bico de mãe a "rolar" os ovos para que nasçam bem os seus filhotes
 depois olha para o meu lado, como se dissesse: Percebeste! -OK. Percebi e gostei do que Vi. Obrigado mamã rola
e depois pede sossego. Desligo por hoje. 
 Valeu!
 continua. 
 Luís rui 

2 comentários:

  1. bem...quando eu crescer e for grande quero fazer como tu!
    beijinho Luis..que maravilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito crescer, minha amiga, aprendendo o que a natureza nos oferece. ainda bem que estás a gostar eu também! Bjnhs

      Eliminar