terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

a rola faz a sua "toilette" da manhã


 Hoje vamos poder ver o que eu vi na Segunda Feira dia 13 de Fevereiro de 2017 a partir da 09:46 horas
vamos ver a rotina da manhã da "mamã" Rola que está a Incubar seus ovos, geralmente dois, digo isto pela observação de que depois aparecem dois filhotes.
a rola limpa ajeitas a suas penas
e para isso faz uma ginástica em toda a roda do seu corpo, sem sair do lugar
entre a sua camuflagem ela, percebe a luz da focagem, e observa. Eu estou atrás do vidro e tem uma pequena cortina que me esconde ...

depois volta à rotina, já está habituada a ver de vez enquando este "luzeiro" verde (da Canon SX710HS).  já há muito tempo que as observo e estão habituadas a esta incursão no seu espaço

no final da limpeza fica maior, as suas penas "incham" e ela parece satisfeita e tenho a sensação de que está vaidosa de  eu ter registado o momento, pois observa-me directamente. Elas têm uma visão apurada
depois acomoda-se para que o calor não se altere nos seus ovos
ficamos por aqui agora ...
 Espero que tenham a paciência e o gosto de ir vendo este evoluir que tenho muito gosto em partilhar com quem merece. Vocês.

Luís Rui

2 comentários:

  1. Olá Luís

    Vou permanecer atento aos teus posts e ansioso por ver a chegada das crias e toda a evolução, registada em belas fotos.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Amigo Valdemar. Vou tentar fazer o meu melhor. e há muito o que ver num pinheiro....
      Abraço com a minha amizade

      Eliminar